Todo mundo já sabe que a marca vai muito além de um simples desenho ou uma simples fonte tem toda uma história que envolve essa marca e tem toda uma lógica explicando o motivo da marca ser essa e não aquela
Um logotipo pode dizer muito, mas as vezes precisa de tradução. Conheça o sentido dealgumas imagens vendedoras.
É SÓ OLHAR
Apple A maça lembra Isaac Newton; a mordida o senso de descoberta.
Dove era marca exclusiva dos militares. Daí a pomba (em inglês, dove) da paz.
Abril Abril é primavera na Itália, país da família do fundador, daí o nome e a árvore verde.
Playboy Para seu criador, Hugh Hefner, o coelho traz “óbvias conotações sexuais”.
Michelin O simpático bonequinho é formado de pneus, produto da empresa.
Linux O criador do software achou uma foto de pinguim na rede e adotou o símbolo.
Lacoste Crocodilo era o apelido do aguerrido René Lacoste, criador da marca.
Perdigão A empresa nasceu na Vila dos Perdizes (outro nome para perdigão), hoje Videira (SC).
Hering Os peixes são arenques – em alemão, hering, sobrenome dos fundadores.
Nestlé O nome significa “ninhozinho” em francês, daó a família de pássaros.
Red Bull O combate de touros vermelhos representa a energia que a bebida dá.
Cavalera A fênix de duas cabeças representa a capacidade de renovação a cada coleção.
BMW
A sigla significa “fábrica de motores da Bavária”, cuja bandeira está no círculo.
Bic O Bic Boy foi criado em 1961 para popularizar canetas entre crianças.
Olympikus Simples e direto: uma conexão com os anéis dos Jogos Olímpicos.
MSN A borboleta “captura a imaginação e a liberdade” de conversar no MSN.
Kibon A imagem busca harmonizar a forma de coração com a cosistência de um sorvete.
JAVA Parece erro de programação, mas java é uma gíria americana para café.
Agip As 6 patas do cão somam 4 rodas do carro e 2 patas do motorista. Sério.
Bozzano É um B, mas também representa o movimento de passar o creme na bochecha.
Texaco A estrela e o T simbolizam o Texas, “o estado da estrela solitária”.
Volkswagen Para quem nunca reparou: há um V (“volks”) sobre o W (“wagen”).
Toyota É um T estilizado e também um globo representando o potencial de expansão.
Zoomp Repare que tem um Z no meio do raio, símbolo de energia criativa.
Banco do Brasil A forma parece abstrata, mas são dois bês entrelaçados.
Electrolux O “biquini fio-dental” é na verdade um E, bem achatado, sobre o sol.
Shell A “concha” da petrolífera vem do pai do fundador, que tinha uma coleção delas.
É um globo com uma tela transmitindo…um globo!
Mercedes-Benz A estrela tem 3 pontas pela ambição do fundador de dominar terra, mar e ar.
Credicard Entre as elipses, um cartão de crédito que expande horizontes.
Malboro O abstrato M vermelho é herança de quando o filtro era vermelho.
Bradesco Cada elemento tem uma explicação, mas, em resumo, é uma árvore.
Mitsubishi Em japonês, significa literalmente “3 losangos” representados na marca.
HSBC Os triângulos brancos são um H e os vermelhos simbolizam expansão.
Yamaha São 3 diapasões (instrumentos de afinação), pela origem musical da marca.
Hyundai O H mostra (ou deveria mostrar) duas pessoas trocando um aperto de mãos.
Carrefour Tem quem nunca tenha enxergado o C subliminar entre as cores da frança.
Adidas A “florzinha” é na verdade oum mapa-múndi dividido em 3.
Audi Os 4 círculos representam a união de 4 empresas que formaram a montadora.
Nike Não são as “asas da vitória” mas um símbolo abstrato, escolhido em concurso.
Atari O fundador americano curtia tanto o Japão que se inspirou no monte Fuji.
Terra As elipses formam uma janela que transporta o internauta para outros mundos.
UOL É o universo e, dentro dele várias órbitas de corpos celestes que se cruzam.
Sony Ericsson Com muita boa vontade, você vê na bolinha um S e um E minúsculo.
7 Comentários Alienados:
Caramba cara muito legal isso
No símbolo da BMW, o centro é uma hélice estilizada girando, uma vez que antes de fabricar carros e motos, a empresa fazia aviões e o símbolo existe desde sua criação!
O C do carrefour seria de outra cor, que não lembro qual (talvez preto) a tinta falhou ou acabou e o dono viu e gostou
ouvi essa historia de um professor num curso de impressão, se é verdadeira não sei mas faz sentido
O da Mitsubish tah errado. Significa "3 diamantes" em vez de "3 losangos".
O da Agip também não está correto.
Foi escolhido em um concurso na Itália e a loba (não um cão) mitológica tem seis patas para correr mais que a concorrência e cospe fogo para trás, para afastá-los.
E o Marlboro ainda tem filtro vermelho, na embalagem do filtro branco, o M é dourado.
O Símbolo da Toyota, na verdade, é a fusão de todas as letras de TOYOTA. Perceba que vc encontra todas elas truncadas no mesmo símbolo. Genial!
Usei sua postagem no meu blog, se não se importa. Com os devidos créditos, claro: http://sob-incognita.blogspot.com/2010/08/incognita-das-marcas.html#more
Postar um comentário